top of page

Empresa nos Estados Unidos: saiba como abrir sua filial

Atualizado: 4 de nov. de 2020

Hoje quero falar com você empresário. Já pensou no campo de oportunidades que podem surgir ao abrir uma filial de sua empresa nos Estados Unidos?

Estabelecer uma empresa nos Estados Unidos dará ao empresário totais condições e acesso a financiamentos, incentivos e participação no maior mercado do mundo. A política norte-americana contempla quem faz investimentos e gera empregos, algo fundamental para o desenvolvimento econômico.

De acordo com a Amcham, a recuperação da economia dos Estados Unidos deve ser observada com atenção. “O mercado americano encontra-se, portanto, em constante   expansão interna. Essa expansão vem se apoiando não apenas na recuperação internacional da economia, mas principalmente em um programa governamental de priorização das empresas nacionais, que tem como objetivo incentivar a atividade empresarial dentro do próprio país por meio de medidas efetivas como a reforma tributária e programas de investimento em infraestrutura”, detectou a entidade.


Ao decidir pela instalação de empresa em território americano, é necessário também escolher o estado onde estará baseado.

Tomando como exemplo a Flórida – cada estado tem suas regras – é possível efetuar todas as tarefas pela internet. Apesar da presença física não ser obrigatória, recomendo que consulte sempre um especialista. Já o registro da empresa geralmente leva entre 20 e 25 dias para ser concluído.


Além disso, a Flórida possui imposto de renda corporativo (corporate income tax) fixo, com alíquota de 5,5%, uma das menores do país.


Outro ponto que merece ser mencionado é que os Estados Unidos estão entre os 10 melhores países do mundo para se fazer negócios. O ambiente amigável favorece o planejamento financeiro das empresas, algo bem diferente do que ocorre por aqui, onde a insegurança jurídica impede que as empresas consigam programar até mesmo o próximo semestre.


Relatório do Banco Mundial mostra que o prazo para abertura de uma empresa nos Estados Unidos é de apenas 5,6 dias, bem abaixo dos 79,5 dias calculados para o Brasil.

Modelos de empresa nos Estados Unidos


Posto o cenário, é o momento de escolher qual o formato mais adequado para o seu negócio. Existem 6 modelos possíveis, cada um com suas características e falaremos sobre cada um deles.


O primeiro é o chamado Sole Proprietorship, que como o próprio nome diz é uma sociedade individual, na qual o único sócio fica responsável por suas dívidas e a tributação é a mesma do imposto de renda pessoal.


Já a General Partnership possui como principais características a presença de dois ou mais sócios, que ficam solidariamente responsáveis pelas ações da empresa. A declaração de lucro ou prejuízo é obrigatória e deve ser feita no imposto de renda de cada sócio.

Por sua vez, a estrutura de Limited Partnership já traz uma estrutura mais complexa. É possível estabelecer sócios administrativos, que têm responsabilidade ilimitada e investidores que responderão apenas pelo capital investido. A tributação também contempla declaração de lucros ou prejuízos.


A “C” Corporation é um modelo que estabelece a formação de conselho de administração. Isso obriga a empresa a emitir ações e distribuir dividendos. Acaba sendo um tipo comum de empresa porque permite a expansão ilimitada do capital por meio da emissão de papéis. Uma filial com esse tipo de estrutura necessita de declaração trimestral e está sujeita à supervisão de órgãos governamentais.


Ainda temos a “S” Corporation que só pode ser controlada por residentes fiscais. Também possui conselho de administração, mas a tributação não atinge a empresa. Os sócios precisam declarar lucros ou prejuízos no imposto de renda. É importante ressaltar que o acionista só responde apenas pelo valor investido em ações.


As LLC tem como base o contrato social feito por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas. Sua principal característica é estar adequada à legislação do estado onde for instalada. É possível escolher o modelo de tributação e uma das limitações é que suas ações não podem ser listadas na bolsa.


Existe também a LLP, que possui características bem parecidas com as das LLC. As diferenças se dão na responsabilidade dos sócios, que no caso da LLP pode se dividir entre os limited partners apenas até o limite do capital investido. Outro ponto é que as LLPs trazem uma estrutura mais formal e geralmente são utilizadas por empresas já constituídas, que partilham espaços e até mesmo funcionários, visando a redução de custos.

556 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page